segunda-feira, 15 de abril de 2024

As Ilhas do Arquipélago de Cabo Verde pertencem ou não ao Continente Africano?

As Ilhas do Arquipélago de Cabo Verde pertencem ou não ao Continente Africano? Contexto Geográfico e Geológico

O arquipélago de Cabo Verde situa-se na placa tectónica africana, emergindo da parte atlântica submersa dessa placa, a cerca de 500 km da costa do continente africano, aproximadamente no mesmo paralelo do Cabo Verde na extremidade da quase ilha de Dakar. Pretender que, pelo facto de as ilhas terem aparecido à superfície muito depois da separação dos continentes africano e sul-americano, estas ilhas não seriam africanas, em minha opinião, não faz sentido. Parece que se quer transformar aquela anedota segundo a qual Deus, depois de fazer o mundo e ter feito os humanos a partir do barro se teria sentado a descansar com as mãos ainda sujas e, assim, uns pedacinhos de barro ter-se-iam desprendido e caído ao mar, fora da placa africana, em verdade científica, sendo esta, então, a origem das ilhas. 

Desde que entendo o meu nome que ouço dizer que o Arquipélago de Cabo Verde faz parte do Continente Africano. Na Escola Primária, no Liceu, na Universidade, o arquipélago de Cabo Verde sempre foi ensinado como estando, geograficamente, situado em África. Houve de facto o parênteses claridoso, mas os claridosos referiam-se à sociedade nascida nas ilhas. Daí a célebre frase, nem Europa nem África, somos cabo-verdianos. Hoje a ideia de desligar Cabo Verde da África ressurge com mais força e avança-se para a teoria de que, não estando sobre a plataforma continental, as ilhas não são, geologicamente, parte da África, mas meramente atlânticas.

Vejamos o que nos dizem os estudos dos entendidos na matéria. A placa tectónica africana é uma unidade litosférica. A litosfera é a camada externa da Terra, constituída por rochas da crusta oceânica e da crusta continental, solidárias à região superior do manto e assente sobre uma região de grande plasticidade – a astenosfera. A litosfera é uma região sólida com espessura variável, sendo mais espessa nas regiões subcontinentais e menos espessa nas regiões abaixo da crusta oceânica. A litosfera está subdividida em unidades designadas placas tectónicas ou litosféricas, que se encaixam à semelhança das peças de um puzzle. Existe uma unidade na petrologia na petrografia e na composição geológica. 

Ilustração 1 Plate Tectonics Map - Plate Boundary Map 

[1] Article by: Hobart M. King, PhD, RPG in https://geology.com/plate-tectonics.shtml

 As placas tectónicas ou litosféricas podem ser de natureza inteiramente oceânica, inteiramente continental ou mistas, ou seja, compreendem tanto a litosfera continental como a litosfera oceânica, o que é o caso da Placa Tectónica Africana. Parece, assim, judicioso considerar-se que todas as formações petrológicas que existem sobre a placa a ela pertencem . 

As ilhas do Arquipélago de Cabo Verde são o resultado das erupções vulcânicas e do levamento dos fundos marinhos formando aquilo que se designa por elevação do Cabo Verde em referência ao promontório com o mesmo nome na costa fronteira, num processo longo e complexo com a duração de milhões de anos.

Ilustração 2 Elevação de Cabo Verde
De acordo com artigo publicado na Wikipedia, a Elevação de Cabo Verde é uma formação oceânica que inclui as ilhas de Cabo Verde e as áreas a norte e leste das ilhas e a oeste da plataforma continental africana, bem como a Mauritânia e o Senegal. A elevação é limitada pela Bacia das Canárias ao norte e pela Bacia de Cabo Verde ao sul. Numerosos montes marítimos estão localizados na elevação, incluindo Cabo Verde, Cadamosto, Boa Vista, Nola e Senghor. O segundo e o quarto têm o nome de exploradores de Cabo Verde, o quinto, do fundador do Senegal. O ponto mais alto está a 2.220 metros abaixo do nível do mar e o mais profundo está na faixa dos mais de 3.000 metros de profundidade. Na extremidade leste da subida está o Canyon Dakar. Ocorre entre os paralelos 14 e 22° norte e tem 900 km de extensão. Perto da subida fica o ponto mais ocidental de África, Cabo Verde, a noroeste da subida fica a Serra de Santo Antão. Nas águas a norte da Elevação de Cabo Verde encontra-se a Corrente das Canárias e a sul, a Corrente Atlântica Equatorial, em torno da elevação. O Monte Submarino de Nola pode ser o monte marítimo mais alto de Cabo Verde, com a sua elevação variando entre 60 e 70 metros de profundidade, e provavelmente da Elevação do Cabo Verde. https://en.wikipedia.org/wiki/Cape_Verde_Rise

[1] An 40Ar-39Ar study of the Cape Verde hot spot: Temporal evolution in a semistationary plate environment. Paul Martin HolmTanja GrandvuinetJacob FriisJ. Richard WilsonAbigail K. BarkerSusanne Plesner in Journal of Geophysical Research: Solid Earth /Volume 113, Issue B8Chemistry and Physics of Minerals and Rocks/Volcanology

 Num estudo intitulado, Comparative Geochemical Study of the Tertiary and Quaternary Lavas of Western Senegal and the Cape Verde Islands: Geodynamic Implications, os autores concluem que, “As características dos oligoelementos revelam interações superficiais devido à contaminação e/ou assimilação e à cristalização fracionada, mas não devido à heterogeneidade da fonte. O forte enriquecimento em elementos leves de terras raras (LREE) e o ligeiro enriquecimento em elementos pesados de terras raras (HREE), as anomalias que são negativas em K e Pb e positivas em Nb, Ta e Eu dos basaltos terciários e quaternários do oeste do Senegal e anomalias semelhantes dos mesmos elementos (Pb não analisado) descritas nas ilhas de Cabo Verde, permitem-nos estabelecer ligações entre os mecanismos petrogenéticos que provocaram a formação dos basaltos destas ilhas e do oeste do Senegal. Além disso, a atividade vulcânica no oeste do Senegal (tipo intraplaca continental) e nas ilhas de Cabo Verde (tipo intraplaca oceânica) está provavelmente relacionada com o ponto quente localizado na vertical de Cabo Verde.” 

 Um outro estudo conduzido por pesquisadores da mesma Universidade Cheik Anta Diop sugere que existem afinidades entre o tipo de magmas que eclodiram na Península do Cap Vert (Senegal) e o tipo dos magmas que eclodiram nos arquipélagos das Canárias e de Cabo Verde.

Parece-me, assim, que dada a localização, a similitude dos processos eruptivos, da coincidência das datas e da composição química das lavas, ser legítimo concluir que as ilhas do Arquipélago de Cabo Verde são bem africanas geográfica e geologicamente. 


João Pereira Silva Fundo das Figueiras, 12 de Abril de 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário