As Ilhas do Arquipélago de Cabo Verde pertencem ou não ao Continente Africano? Contexto Geográfico e Geológico
[1] Article by: Hobart M. King, PhD, RPG in https://geology.com/plate-tectonics.shtml
As placas tectónicas ou litosféricas podem ser de natureza inteiramente oceânica, inteiramente continental ou mistas, ou seja, compreendem tanto a litosfera continental como a litosfera oceânica, o que é o caso da Placa Tectónica Africana. Parece, assim, judicioso considerar-se que todas as formações petrológicas que existem sobre a placa a ela pertencem .
[1] An 40Ar-39Ar study of the Cape Verde hot spot: Temporal evolution in a semistationary plate environment. Paul Martin Holm, Tanja Grandvuinet, Jacob Friis, J. Richard Wilson, Abigail K. Barker, Susanne Plesner in Journal of Geophysical Research: Solid Earth /Volume 113, Issue B8Chemistry and Physics of Minerals and Rocks/Volcanology
Num estudo intitulado, Comparative Geochemical Study of the Tertiary and Quaternary Lavas of Western Senegal and the Cape Verde Islands: Geodynamic Implications, os autores concluem que, “As características dos oligoelementos revelam interações superficiais devido à contaminação e/ou assimilação e à cristalização fracionada, mas não devido à heterogeneidade da fonte. O forte enriquecimento em elementos leves de terras raras (LREE) e o ligeiro enriquecimento em elementos pesados de terras raras (HREE), as anomalias que são negativas em K e Pb e positivas em Nb, Ta e Eu dos basaltos terciários e quaternários do oeste do Senegal e anomalias semelhantes dos mesmos elementos (Pb não analisado) descritas nas ilhas de Cabo Verde, permitem-nos estabelecer ligações entre os mecanismos petrogenéticos que provocaram a formação dos basaltos destas ilhas e do oeste do Senegal. Além disso, a atividade vulcânica no oeste do Senegal (tipo intraplaca continental) e nas ilhas de Cabo Verde (tipo intraplaca oceânica) está provavelmente relacionada com o ponto quente localizado na vertical de Cabo Verde.”
Um outro estudo conduzido por pesquisadores da mesma Universidade Cheik Anta Diop sugere que existem afinidades entre o tipo de magmas que eclodiram na Península do Cap Vert (Senegal) e o tipo dos magmas que eclodiram nos arquipélagos das Canárias e de Cabo Verde.
Parece-me, assim, que dada a localização, a similitude dos processos eruptivos, da coincidência das datas e da composição química das lavas, ser legítimo concluir que as ilhas do Arquipélago de Cabo Verde são bem africanas geográfica e geologicamente.



Sem comentários:
Enviar um comentário